É o sonho do dono de qualquer negócio: ativar um chatbot para atender direto no site ou Whatsapp e ele resolver todos os problemas dos clientes, realizar vendas como um expert, aumentando seus lucros de forma estratosférica. A realidade, no entanto, é bem diferente... Vale à pena ter um chatbot no seu negócio? Vamos falar sobre isso a seguir.
A verdade é que o cliente não gosta de chatbot
Quem gosta do chatbot é o dono da empresa, pois projeta nele seus desejos de redução de custos e escala no atendimento. O cliente não gosta. Entre as opções de atendimento, experimente colocar o item "Falar com um atendente humano" ou algo semelhante. Será, com larga margem, a opção de atendimento mais acessada. O cliente quer falar com uma pessoa, que consiga entender o problema e fornecer uma solução rápida, com sentido, sem dizer "não entendi" para perguntas básicas.
Por isso é um grande erro adotar um chatbot como solução única de atendimento, ou implantar um de forma invasiva em uma conta principal de atendimento via Whatsapp.
Mas vale à pena ter um chatbot no seu negócio?
Sim, vale muito à pena, mas como alternativa e sempre que possível, dando o poder de escolha para o cliente. Há momentos em que sua empresa não tem ninguém para atender, pois são 2:00h da madrugada, ou então o cliente envia uma dúvida em um horário de pico e a fila de atendimento está grande. Nessa hora, sim, o chatbot faz muita diferença.
Ao perceber que o atendimento está demorando muito, ou quando envia uma mensagem de 3:00h da manhã, o cliente sabe que que dificilmente terá retorno no tempo que deseja, e aceita melhor a experiência de tentar resolver seu problema com um "robô". Estando bem configurado, um chatbot vai poder surpreender e fornecer de forma precisa a resposta que o cliente estava precisando para tomar sua decisão de compra, resolver o seu problema técnico ou obter informações úteis que lhe permitam saber o que fazer em seguida...
Cadê meu chatbot?
A empresa LinkWS criou um sistema de chatbot prático e versátil, no endereço www.chat1.com.br. Em poucos minutos você consegue criar um chatbot para atender tanto por menu de opções como também por linguagem natural. Dá para começar de graça. Apenas se sua necessidade for mais avançada é que você precisa avaliar as vantagens de adquirir uma licença. Dependendo do plano adquirido, você pode baixar até o código-fonte do seu chatbot. Isso foi disponibilizado porque sabemos que muito tempo é investido para adicionar os textos de um chatbot maduro, e nem sempre o cliente quer ficar "preso" a uma solução proprietária. Por conta disso, a gente disponibilizou uma forma de não criar dependência com o cliente. Mesmo se não quiser continuar contratando a nossa solução de chatbot, o você pode publicar o código-fonte dos seus chatbots em qualquer servidor que suporte a linguagem PHP, sem precisar configurar nada, e o chatbot vai continuar funcionando. É possível inclusive continuar editando ou adicionando mais dados ao seu chatbot nesta versão "independente".
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